Bebe Reborn como cuidar

Manual de cuidados (Ler atentamente)

Uma boneca feita através da técnica Reborn não pode ser considerada um brinquedo, e sim uma obra de arte, pois cada bebê é uma criação única. A técnica exige um trabalho delicado e totalmente artesanal, portanto para conservar o seu bebê com a mesma aparência de um bebê quase real como quando você o recebeu é muito importante que leia e siga corretamente as instruções abaixo.

 

Partes em vinil

- Nunca passe canetas, canetinhas, lápis, tintas, esmaltes ou qualquer material do gênero, o vinil absorve facilmente estes produtos e não tem como retirar sem danificar sua pintura.

- Não exponha seu bebê a altas temperaturas sejam elas de sol, calor do fogo ou secador de cabelos.

- Não coloque pulseiras de metal nos bebês, pois o metal oxida e mancha o vinil. Pulseiras que contenham desenhos com tintas podem causar o mesmo efeito.

- Não use lenços umedecidos, pois pode conter álcool.

- Álcool, acetona, thiner, perfume ou qualquer tipo de removedor pode retirar definitivamente a pintura do seu bebê. E a técnica não permite retoques.

- As roupinhas devem sempre ser lavadas antes do uso para evitar que soltem tinta.

- Sempre que pegar o bebê no colo esteja com as mãos bem limpas. Nunca beijar com batom ou gloss. Mante-lo em um local arejado e limpo. Caso vá ficar algum tempo sem pegar o bebê, cubra-o com uma mantinha ou um tecido limpo.

- Se o bebezinho ficar empoeirado, basta limpar com um pano macio, limpo e seco. As dobrinhas, cantinhos do rosto e olhinhos limpar com cotonete (muito cuidado nesta parte, pois pode descolar ou amassar os cílios). Nunca esfregar, mas sim passar tanto o pano quanto o cotonete com toda a delicadeza.

- Caso o bebê, com o passar do tempo, fique brilhoso, isto é por causa do contato com a gordura natural da nossa pele (os abraços e beijinhos que o seu bebê ganha) nesse caso é necessário passar bem de leve um pano limpo, macio e umedecido com água e sabonete de bebê ou neutro.

- Não deixar cair no chão. O bebê não vai quebrar, pois é feito em vinil (geralmente siliconado), mas pode danificar a tinta, ralar o vinil ou até mesmo deslocar os ímãs internos.

Corpo de pano

- A maioria dos bebês tem corpinho de pano, eles são preenchidos com enchimento macio siliconado para dar peso, então, jamais molhar ou encher de perfume, coloque apenas algumas gotas, pois a umidade pode fazê-lo mofar.

- Ter todo o cuidado ao trocar as roupinhas, como eles tem articulações para dar movimento ao bebê ao serem manuseados de forma brusca estas pecas podem se danificar.

-  Nunca segurar o seu bebê pela cabeça, bracinhos ou perninhas, pois como tem peso, as partes podem se soltar ou o corpinho de tecido vir a rasgar. A maneira correta de carregá-lo é como se o Reborn fosse um bebê de verdade.

Cabelinhos

Para que o bebê reborn fique o mais parecido possível com um bebê real, utilizo em minhas criações somente fios de alta qualidade, são pelos de cabra Angorá que passam por um processo especial próprio para a técnica que os torna finos e macios muito próximos de um cabelinho de bebê de verdade. Eles são enraizados fio a fio com agulhas alemãs (exigindo horas de trabalho) depois são selados por dentro com uma cola especial e impermeável. Para mante-los bonitos é muito importante:

- Nunca pentear os cabelinhos com escova ou pentes que não sejam próprios para bebê, não puxar nem colocar produtos como óleo ou que não sejam próprios para bebês. Caso eles embaracem devemos passar spray sem enxágüe próprio para bebês, muito importante não conter álcool (eu recomendo o da Johnsons-Crescidinhos, pois é o que eu uso e sei que não dá problema).

- Cabelinho liso passe o produto no cabelinho e delicadamente desembarace com o pentinho e para que ele fique lisinho passe a escovinha deixando-o bem esticadinho, deixe secar naturalmente, ele ira ficar com uma aparência de como se estivesse com gel, se você quiser deixá-lo mais natural depois de seco passe novamente a escovinha seca soltando os fios (nunca use secador de cabelos, pois irá danificar os cílios que não suporta altas temperaturas)

- Cabelinho cacheado para desembaraçar o processo é o mesmo que do cabelinho liso, depois para que os cachinhos fiquem definidos, basta amassar com as mãos, modelando a seu gosto. Ou então, enrolar o cabelinho no dedo, passando o condicionador puro e deixar secar. Aí então vai ficar com cachinhos mais largos.

- Tomar muito cuidado com os acessórios de cabelo, eles podem arrancar os fios, os bebês Reborn Petit Poá vão com imã por dentro da cabecinha, sendo assim não é necessário prender a presilha no cabelo, basta encostar as presilha de metal no imã que irá fixar sem danificar o cabelinho.

- É comum que alguns fios se soltem.

Cílios

- Em bebês de olhinhos abertos os cílios são colados (neste caso deve-se tomar muito cuidado de não puxar e não molhar, pois os cílios colados podem facilmente se soltar e nunca expor esta parte ao calor de secador de cabelos, pois eles irão derreter).

- Em bebês de olhinhos fechados os cílios são implantados.

- Em ambos, nunca se deve puxar eles poderão se soltar ou amassar.

 

Olhos 

- Os olhos podem ser de poliglass (tradicionais) ou de vidro (que são mais frágeis). Em ambos deve se ter um cuidado especial. Não apertar, não passar a unha ou objetos pontiagudos para não riscar ou quebrar.

 

Chupeta e lacinhos magnéticos:

-  Pessoas que usam marca-passos devem ter cuidado, pois os ímãs da chupeta e dos lacinhos são muito fortes.

 

Crianças:

- Todos os cuidados acima devem ser redobrados quando o bebê estiver nas mãos de crianças!

Os bebês reborn sempre contem peças pequenas como (imã nas chupetas magnéticas, presilhinhas de cabelo, prendedor de chupetas, detalhes de roupinhas e outros). Recomenda-se que essas peças sejam removidas caso o bebê vá ficar com crianças pequenas, pois elas podem engoli-las.

Enfim se você leu atentamente todas as instruções acima, pode perceber que para manter seu bebê reborn intacto basta seguir os cuidados básicos de um bebê real e tratá-lo com muito carinho.

Seguindo estes cuidados você sempre terá o seu lindo bebê com aparência de um bebê real.